Informações - Prova / Exame - 2017/2018

Manuais Escolares 2017-18

Lista de manuais escolares 2017-18

:: 5º ao 12º ano 

Critérios gerais de avaliação

 

De acordo com o Despacho normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e da Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.
A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. A avaliação tem por objetivo a melhoria do ensino através da verificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas nos alunos e da aferição do grau de cumprimento das metas curriculares globalmente fixadas para os níveis de ensino básico e secundário.
Os critérios de avaliação são os referenciais comuns no agrupamento a ter em conta na avaliação dos conhecimentos e das capacidades dos alunos.
No quadro 1, de acordo com as competências atribuídas ao Conselho Pedagógico, definem-se os domínios de avaliação e as respetivas ponderações nos diferentes níveis de educação/ensino. Na Educação pré-escolar a avaliação assume uma dimensão marcadamente formativa, sendo avaliadas as competências definidas pelas metas de aprendizagem para este nível educativo, por idades, através das designações – adquirido, não adquirido e emergente. A Educação Especial rege-se pelo Programa Educativo Individual (PEI).

 

Critérios Gerais de Avaliação
Nível de ensino Cognitivos Atitudinais
1º ciclo 1º Ano ao 4º Ano 70% 30%
2º ciclo 5º e 6º Anos 70% 30%
3º ciclo 7º e 8º Anos 70% 30%
9º Ano 80% 20%
Secundário * 10º Ano 80% 20%
11º e 12º Anos 90% 10%
  Ensino Recorrente 60% 40%
  Ensino Profissional 60% 40%
       
Português Língua Não Materna A1 70% 30%
A2 70% 30%
B1 80% 20%
       

 

* Exceções
Secundário Cognitivos Atitudinais
Português e Línguas Estrangeiras 10º Ano 90% 10%
11º e 12º Anos 95% 5%
Biologia e Geologia
Fisico-Química
10º, 11º e 12º Anos 95% 5%