EB do Sol

A escola tem uma ótima localização geográfica, próxima de locais de interesse turísticos e pedagógicos, com os quais o estabelecimento tem articulado, ao longo dos anos, para benefício da comunidade educativa: - Biblioteca Municipal do Porto, Parque das Fontainhas, Casa do Infante., Museu Guerra Junqueiro,…

A EB do Sol situa-se na zona das Fontainhas, freguesia da Sé, conhecida especialmente por ser um ponto de passagem obrigatório na noite de S. João. Nas proximidades da escola, podemos sentir o período medieval com início no Mercado de S. Sebastião às ruas da Banharia, Escura, de Santana, do Souto e dos Mercadores, todas ladeadas por edifícios históricos. A riqueza monumental da chamada “Zona Histórica” valeu-lhe o estatuto de Património Mundial, atribuído pela UNESCO.

O edifício escolar pertence ao plano centenário e foi construído em 1957. Ocupa uma área coberta de 1690 metros quadrados, possuindo ainda duas grandes áreas de recreio distintas. As divisões distribuem-se por três pisos e há a registar duas entradas, uma a poente e outra a sul.

Na cave, funciona a cantina escolar e a cozinha, servindo diariamente cerca de cento e dez refeições. No rés-do-chão, funcionam as salas da Educação Pré-escolar que se encontram ao nível dos recreios, assim como, uma sala ampla reservada para o Apoio da Componente à família, com mobiliário adequado e ótimas condições para permanência e aprendizagem dos alunos. Neste mesmo piso, existem ainda uma pequena cozinha, as instalações sanitárias e uma arrecadação.

No primeiro andar, há oito salas de aula, duas equipadas com quadros interativos, a sala dos professores, o gabinete de coordenação, uma cozinha, instalações sanitárias (duas casas de banho para alunos e três para adultos) e uma arrecadação. Neste andar, funciona ainda a Biblioteca, que pertence à rede pública de bibliotecas escolares. Esta possui oito computadores ligados à internet, um espaço reservado à hora do conto, um vasto leque de recursos documentais (suportes impressos e audiovisuais) e encontra-se aberta a toda a comunidade educativa.

O edifício apresenta-se em bom estado, é amplo e os alunos que frequentam as suas instalações dispõem de espaços adequados para uma correta aprendizagem e desenvolvimento das diversas atividades de escola.

O edifício escolar é partilhado com o “Espaço T” (associação de apoio à inserção social), no segundo andar e com a Associação de Moradores das Fontainhas, onde funciona um ATL frequentado por crianças da comunidade envolvente.

Morada

R. do Sol 14
4000-527 Porto

Telefone

(+351) 936 791 063

Email

sol.aeah@gmail.com

Coordenador

Augusta Marques

EB Alegria

R. do Sol 14, 4000-527 Porto