ope

Orçamento Participativo das Escolas - 2021

Com o início de um novo ano, chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!

O OPE pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, contribuindo para a melhoria da qualidade da democracia nas escolas.

 De acordo com os n.º 1 e 2 do artigo 9.º do Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas, o valor atribuído para cada escola é de:

    a) €500,00 para a Escola Básica Ramalho Ortigão;
    b) €500,00 para a Escola Básica/Secundária  Dr. Augusto César Pires de Lima.

Posteriormente, têm de partilhar a proposta através de correio electrónico para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  (até ao final de fevereiro)

Estamos a contar com as vossas ideias!

Para o efeito divulga-se a calendarização, a página oficial do OPE, o despacho n.º 436-A/2017 e outros documentos necessários:

* Calendarização

  • Até ao final de janeiro: divulgação do projeto aos atores educativos (alunos, diretores de turma, professores, encarregados de educação e comunidade escolar, em geral);
  • Até final de fevereiro: apresentação de propostas (ler o artigo 5.º do Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas  -  despacho 436-A/2017);
  • De 08 a 23 de março: divulgação e debate das propostas;
  • 24 de março: votação das propostas;
  • 31 de março: divulgação dos resultados;
  • Até final de maio: planeamento da execução;
  • Até final do ano civil: execução da medida.


* https://opescolas.pt
* Despacho 436-A/2017, de 6 de janeiro
* Lista de proponentes - EB Ramalho Ortigão
* Lista de apoiantes - EB Ramalho Ortigão
* Lista de proponentes – EB/SEC Dr. Augusto César Pires de Lima
Lista de apoiantes – EB/SEC Dr. Augusto César Pires de Lima

 

O Diretor
Manuel José Lima