EB da Alegria

A EB Alegria tem as condições necessárias para que todas as crianças se desenvolvam harmoniosamente, num ambiente familiar, equilibrado, estável e para que cresçam felizes, seguras. Pretendemos que as nossas crianças se tornem seres autónomos, críticos, livres, solidárias e que participem ativamente no mundo que as rodeia.

A criança desenvolve-se num processo de interação social, desempenhando um papel ativo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem; por isso, é fundamental partir do que as crianças sabem, da sua cultura e saberes próprios.
Um ambiente em que a criança se sente sinta bem, acolhida, escutada e valorizada, porque são atendidas as suas necessidades psicológicas e físicas, é o que procuramos construir a cada dia.

A EB Alegria é do tipo Plano Centenário (adaptado), constituída por um edifício de três pisos, com duas entradas e doze salas, encontrando-se em bom estado de conservação. Nas traseiras do edifício existe um pequeno espaço coberto e um amplo espaço aberto. O recreio é amplo e arborizado. A escola está rodeada por gradeamento e muro de pedra existindo dois portões, dando um acesso à entrada e outro ao recreio. No rés-do-chão, funcionam as zonas comuns à EB1 e JI: cantina, cozinha, ginásio com balneário, as entradas e o recreio. O ginásio está equipado com material adequado para a prática desportiva. Além disso, podem ser praticados jogos no recreio da escola, onde existem marcações de campos de basquetebol.

No 1º andar, está instalado o Jardim de Infância, com duas salas, uma da Componente Letiva e outra de Atividades de Animação e Apoio à Família. O Jardim de Infância Iniciou a sua atividade em Outubro de 2000, tendo sido apetrechado pela Câmara Municipal do Porto com mobiliário e material pedagógico.
No 2º andar, ficam as restantes salas da EB, a sala dos professores e a sala das Assistentes Operacionais.

As salas de aula estão equipadas com quadros, mesas duplas, cadeiras individuais, computador, secretária, armários e, em três salas, existem quadros interativos.
Os espaços de circulação interna são constituídos por escadarias do rés-do-chão ao 2º andar e corredores com salas apenas de um dos lados. Uma das escadarias está dotada de um elevador apropriado às crianças com deficiências motoras.
Em 2017/18A Escola teve uma intervenção nas salas e nos corredores que dotaram o edifício de excelentes condições estruturais para o desenvolvimento de processos pedagógicos.

Morada

Praça da Alegria, s/n
4000-027 Porto

Telefone

(+351) 936 791 056

Email

escola.alegriaaeah@gmail.com

Coordenador

 Carla Pesqueira

EB Alegria

Praça da Alegria, s/n