EB da Lomba

A escola está integrada na Freguesia do Bonfim, que se caracteriza pelo pequeno comércio e indústria, serviços e área residencial, estando o parque residencial degradado e com bairros operários ou ilhas. A maior parte da população ativa pertence ao setor secundário e terciário e, em muitos casos, em situação de trabalho precário. Nos últimos anos verificou-se uma grande afluência de alunos estrangeiros sobretudo búlgaros e chineses. Como tal, a população discente é muito heterogénea tanto a nível de aprendizagem como a nível socioeconómico.

Este edifício entrou em funcionamento em 28 de outubro de 1957. O seu projeto de construção designa-se por Plano Centenário Urbano e consta de um bloco único, em forma de “ferradura”, de dois pisos.

O espaço interior é constituído por um pátio de recreio, com algumas árvores e um campo de jogos, possuindo três pequenos alpendres cobertos.
A escola está fechada ao exterior por muros intransponíveis e pelo setor frontal do edifício.

As salas de aula são largas, bem iluminadas e arejadas e as mesas e cadeiras em bom estado. Cada sala possui também espaço suficiente para os alunos se poderem movimentar à vontade e para realizarem e exporem os seus trabalhos.
Como recursos também existe uma sala de informática, uma biblioteca, um laboratório e uma sala de matemática, uma cantina devidamente equipada, um ginásio e um salão multiusos com museu, onde se realizam espetáculos e outras atividades.
Uma parte da população ativa pertence ao sector secundário e terciário e, em muitos casos, em situação de trabalho precário e mesmo desemprego.
A Associação de Pais, Junta de Freguesia, a Escola Segura e Centro de Saúde do Bonfim/Porto Oriental colaboram, com os professores, de forma recorrente.


Morada

Rua Frei Heitor Pinto, 100
4300-431 Porto

Telefone

(+351) 936 790 403

Email

lomba.aeah@gmail.com

Coordenador

Alexandra Pires

EB da Lomba

Rua Frei Heitor Pinto, 100, 4300-431 Porto