EB das Flores

A EB das Flores situa-se numa das zonas limítrofes da freguesia de Campanhã, que lhe permite, além de receber alunos das zonas contíguas, servir também as necessidades de muitas famílias que, mesmo residindo fora do Porto (principalmente nos Concelhos de Gondomar e de Gaia), exercem a sua atividade profissional na zona oriental da cidade. Neste sentido, a população estudantil do estabelecimento caracteriza-se   pela sua heterogeneidade social, económica e cultural.

O corpo docente é dinâmico, multifacetado e apresenta sensibilidade crítica / reflexiva no que se refere aos métodos e estratégias que adota. Tenta abraçar o maior número possível de projetos e promover a diversidade de oportunidades em detrimento da monotonia de processos. Privilegia o aumento das capacidades, do rigor e tenta instituir o gosto pelo bom desempenho no quotidiano dos seus alunos. As relações professores-alunos são fortes, pautadas pelo respeito mútuo, pelo espírito de colaboração e por sentimentos de solidariedade e amizade bastante sólidos. A escola foi requalificada no Verão de 2018, com o intuito de melhorar os espaços que a constituem. É uma escola de dimensões generosas que apresenta boas condições para as crianças e adultos. Tem 9 salas de aula espaçosas (6 no piso térreo e 3 no 1º piso), que beneficiam de muita luz direta, de mobiliário adequado e que estão devidamente equipadas com as condições necessárias ao sucesso no processo ensino / aprendizagem. Numa dessas salas funciona a educação pré-escolar. Tem cantina para aproximadamente 90 alunos, um polivalente que se adequa a diversas atividades de complemento do currículo e, recentemente, uma Biblioteca que apresenta ótimas condições para o desenvolvimento de competências relacionadas com a leitura, com o estudo e, também, com estratégias de promoção ao nível do trabalho cooperativo e colaborativo entre pessoal docente, pessoal não docente, alunos, técnicos e Encarregados de Educação.

Sintetizando, a EB das Flores assume-se como um estabelecimento que, tanto ao nível das condições que apresenta como das parcerias que promove, todos os dias tenta mobilizar e direcionar sinergias no sentido de preparar os seus alunos para o sucesso, de dignificar o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano e proporcionar um bom serviço à comunidade que a envolve.

Morada

Praça Doutor Pedro Teotónio Pereira, 185
4300-401 Porto

Telefone

(+351) 936 790 407

Email

flores.aeah@gmail.com

Coordenador

Miguel Almeida

EB das Flores

Av. 25 de Abril 160, 4350-307 Porto