Com o início de um novo ano chega uma nova edição do Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário vão poder decidir, mais uma vez, o que querem melhorar na sua escola. Para isso, só precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conquistar o maior número de votos!
O OPE constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.
Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.
O OPE-Inclui, tematicamente direcionado para a inclusão, configura-se como um instrumento para a promoção da solidariedade e da inclusão. As propostas devem centrar-se neste eixo de atuação ao promover o envolvimento dos alunos na experiência democrática, nos princípios da representação e da construção de projetos para o bem comum.
Posteriormente, têm de partilhar a proposta através de correio eletrónico para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (até ao final do mês de fevereiro).
Estamos a contar com as vossas ideias! Partilhem a proposta de melhoria, através de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao final do mês de fevereiro.
CALENDARIZAÇÃO
- Até ao final do mês de fevereiro: apresentação de propostas (ler o artigo 5.º do Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas – despacho 436-A/2017);
- De 10 a 22 de março: divulgação e debate das propostas;
- 23 de março: votação das propostas;
- 31 de março: divulgação dos resultados;
- Até final do mês de maio: planeamento da execução;
- Até final do ano civil: execução da medida.